Serviços

Serviços Personalizados

A ECOTEC tem experiência e competência no fornecimento de soluções customizadas que permitem ao cliente reduzir os custos de exploração e potencializam seu projeto de biogás. 

As áreas de atuação da ECOTEC englobam:

Vendas, locação manutenção

Calibração de equipamentos, operação e suporte técnico;

Concepção e planejamento de projetos, realização de estudos e modelagem de produção de biogás, prestação de serviço de consultorias e etc;

Instrumentação e Software para automação de sistema.

Soluções

O que é um aterro sanitário em relação à produção de biogás

Resíduos depositados em aterros sanitários se decompõem por uma combinação de processos químicos, físicos e biológicos. A decomposição produz subprodutos sólidos, líquidos e gasosos, os quais podem ser uma preocupação no gerenciamento geral de um aterro sanitário. Os processos biológicos que atuam sobre os materiais orgânicos dentro dos resíduos começam logo após sua colocação no aterro sanitário.

Os processos físicos e químicos influenciam na disponibilidade dos nutrientes essenciais para o início do processo biológico. Embora a decomposição física e química do lixo seja importante na estabilização do aterro, a decomposição biológica é o único processo que produz metano. A decomposição biológica ocorre com bactérias naturalmente presentes, que é um processo complexo dentro do próprio aterro, consistindo em várias vias sequenciais e paralelas mediadas biologicamente pelas quais os resíduos são decompostos e transformados em biogás

O aterro é semelhante a um digestor anaeróbico. É claro, existem limitações potencialmente importantes no grau em que o conteúdo do aterro é misturado e gerenciado. O resultado é que as variabilidades em tais características, tais como composição e idade do resíduo, umidade etc. são de grande importância para o grau e taxa em que o resíduo se decompõe e para a produção de metano a componente mais importante do biogás, que é calculado empiricamente na forma de modelagem de biogás/metano, fornecido pela Ecotec, que deve ser o mais preciso possível para minimizar o CAPEX.

SOLUÇÕES DE ANÁLISE

CABEÇOTE ECOFLO

O cabeçote ECOFLO, desenvolvido pela ECOTEC, contribui para uma maior eficiência e qualidade no processo de captação do biogás de aterros sanitários a ser direcionado para as plantas de aproveitamento deste insumo energético, tendo em vista que os operadores de campo conseguem realizar o ajuste fino no poço vertical de captação, maximizando a recuperabilidade do biogás, minimizando as emissões de superfície e a migração subsuperficial, além de ajudar nos controles dos “hot spots”.

O cabeçote ECOFLO é compacto e de fácil instalação e manutenção, além de simplificar e otimizar o processo de monitoramento em campo, pois permite que o operador de campo realize a medição da concentração do biogás, pressão estática e diferencial, fluxo, temperatura, além de possuir válvula para o ajuste fino de cada poço vertical de captação.

O produto é construído com material de alta durabilidade, resistência química e a intempéries

Além disso, o conhecimento e a engenharia associados à instalação e monitoramento dos cabeçotes que devem ser instalados na forma adequada nos poços verticais sendo instalados no levantamento do maciço de resíduos, utilizando nossa experiência e produto de cabeçote (Ecoflo) desenhado com mais de 17 anos de experiência em sistemas de captação de biogás de aterro e nosso know-how para projetar e implementar esses sistemas para maximizar a eficiência de coleta de gás com destino final, tais como geração de energia e plantas de purificação (Upgrading) para reduzir oxigênio e nitrogênio infiltração e maximizar seu poder calorífico que metano dentro do maciço de resíduos, que é essencial para equilibrar a produção de biogás que está sendo produzido no processo biológico e o vácuo sendo aplicado para transportar o biogás a ser utilizado para o retorno do investimento.

MANTA SELANTE

A manta selante foi desenvolvida pela ECOTEC para utilização durante o processo de adaptação do poço de gás nos aterros sanitários. É de fácil instalação, otimizando o tempo em campo, e auxilia na minimização de entrada de nitrogênio e oxigênio no maciço de resíduos, obtendo assim um biogás de melhor qualidade destinado para o aproveitamento energético.

SOLUÇÕES DE PROJETO - ENGENHARIA

IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA PILOTO DE CAPTAÇÃO DE BIOGÁS EM ATERROS SANITÁRIOS

O sistema piloto de captação de biogás é implantado no aterro sanitário e consiste na adaptação de determinada quantidade de poços verticais com cabeçotes ECO-FLO, os quais são interligados a um soprador para sução do biogás. Durante o período de monitoramento do sistema piloto de captação de biogás são realizados ajustes nos poços selecionados a fim de avaliar o comportamento de cada um sob diferentes imposições de pressão de modo a atingir o ponto de equilíbrio do poço. Este ponto refere-se ao equilíbrio entre a pressão positiva do biogás que está sendo produzida no próprio poço e o vácuo que está sendo imposto para a sucção do biogás. Havendo esse equilíbrio, é minimizada a entrada de nitrogênio e oxigênio no maciço, obtendo assim um biogás de melhor qualidade, o que é um fator importante para o aproveitamento energético do biogás por meio da purificação para obtenção de biometano.

MODELAGEM DE PRODUÇÃO DE BIOGÁS E METANO

A modelagem de produção de biogás e metano empírica é realizada com base nas normas da USEPA (United States Environmental Protection Agency), IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) e outras variáveis adaptadas à realidade brasileira. 

Com base na expertise da Ecotec são consideradas questões adicionais, pertencentes ao know how de mais de 17 anos atuando na área, para identificar pontos e soluções para maximização dos resultados do projeto. 

*Gráficos ilustrativos de modelagens de produção de biogás e metano realizadas pela ECOTEC

ESTUDOS DE DETECÇÃO DE VAZAMENTOS DE GÁS METANO

A ECOTEC Realiza inspeção para detecção de vazamento de gás metano em plantas de purificação para obtenção de biometano, plantas de gás natural, bem como redes de distribuição de gás natural, visando primeiramente segurança, mas também o aumento na eficiência por meio da identificação e redução das perdas durante o processo.

Com base na expertise da ECOTEC e por meio da utilização de instrumentos próprios, durante as inspeções são utilizados no monitoramento o analisador portátil Optima 7 para identificação dos pontos críticos do processo, bem como o Gazoscan, sendo um detector remoto portátil de vazamento de metano com tecnologia de espectroscopia a laser e que além de fácil utilização, permite monitoramento a distância, conferindo praticidade e segurança em locais de difícil acesso, sendo possível identificar os pontos críticos no processo para o planejamento de manutenções corretivas e preventivas.

SOLUÇÕES PARA IMPLEMENTAR

Sistema de queima de biogás

Flare enclausurado ou aberto (tipo candlestick) e SKID de sopradores e demais componentes para operação do sistema

Sistema de queima de biogás parte 1
Sistema de queima de biogás parte 3

PRODUTOS DE BIOGÁS/BIOMETANO

Tratamento de H2S.

Tratamento de H2S
Tratamento de H2S
Tratamento de H2S

Produtos de biogás/biometano

TRATAMENTO DE VOCs/SILOXANOS [SRS]*

Tratamento de siloxanos
Tratamento de siloxanos
Tratamento de siloxanos

Com fabricação nacional parcial, reduzindo o custo de investimento.

SERVIÇO DE CLIENTE - COMUNICAR

SISTEMA SUPERVISÓRIO

Fornecimento de sistema supervisório personalizado para operação, controle e armazenamento dos dados de plantas de aproveitamento energético de biogás.

Sistema supervisório

CLP (CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL), PROGRAMAÇÃO DE CLP, SISTEMA SUPERVISÓRIO LOCAL E ONLINE PARA CAPTURA E ARMAZENAMENTO DE DADOS 

Nosso conceito simplificado para dimensionamento de um sistema de captação mais eficiente